Sobre Umuarama

cidade de Umuarama

Umuarama é uma cidade do estado do Paraná, no Brasil. Sua população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 101.442 habitantes. Nova avaliação parcial do censo de 2011, no entanto, conferiu, ao município, 102 704 habitantes, sendo a 17ª cidade mais populosa do estado. Tem, como principal atividade, a agropecuária de corte e a prestação de serviços.

Umuarama é também conhecida como a Capital da Amizade. A cidade é uma das principais do Paraná e polo da região de Entre Rios, região esta com população estimada em aproximadamente 410 000 habitantes. Com o desenvolvimento, houve um crescimento das atividades comerciais e o aumento da população urbana.

A cidade de Umuarama ficou em terceiro lugar entre as cidades que mais geraram empregos no estado do Paraná no primeiro semestre de 2011, perdendo apenas para Curitiba e Ponta Grossa. Além do expressivo crescimento da construção civil, Umuarama também apresenta números econômicos consideráveis, tais como: segundo maior polo moveleiro do Paraná, maior produtor de carne do estado, centro universitário com mais de cem cursos, polo comercial e prestador de serviços.

Localizada no noroeste do estado, a uma distância de 580 km da Capital (Curitiba) e a 115 km do Paraguai. Está a 430 metros acima do nível do mar, entre a latitude 23º 47' 55 Sul e a longitude 53º 18' 48 Oeste.

História

Em 1949, constatou-se, na região da Serra dos Dourados, atualmente distrito de Umuarama, a presença de índios xetás. A primeira expedição para estabelecer contato com os índios foi organizada graças à colaboração da Universidade do Paraná e do Serviço de Proteção aos Índios, em outubro de 1955. A partir desta visita, foi decidida a criação de um posto de socorro na Fazenda Santa Rosa. Os Xetás compreendiam um grupo de cerca de trezentos indivíduos, que habitavam a região noroeste do Paraná. Dez anos após o contato inicial com os não índios, os xetás praticamente desapareceram da região, restando somente alguns poucos indivíduos da etnia.

A colonização não índia do atual município de Umuarama deu-se a partir de 26 de junho de 1955, data de sua fundação e foi realizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Nesta ocasião, foi realizada a primeira missa na localidade, pelo frei Estevão de Maria. Sob a supervisão de Hermann Moraes, negociou-se a compra da Gleba Umuarama, com aproximadamente 40 000 alqueires de terra, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Coube a Rubens Mendes Mesquita a tarefa de abrir e administrar a nova frente de colonização no projeto Cidade de Umuarama. O Plano Diretor de Umuarama foi realizado pelo engenheiro Wladimir Babkov, sob supervisão do engenheiro Manoel Mendes Mesquita. Concluídos os trabalhos demarcatórios, começou o vitorioso processo de vendas de lotes urbanos e rurais, sempre bem servidos de ribeirões e riachos nos fundos e boas estradas nas cabeceiras. Em pouco tempo, surgiu o efetivo povoamento de Umuarama, com inúmeras famílias se estabelecendo na cidade.

No início do século XXI, o governo estadual iniciou pesquisas visando a uma possível constituição de uma reserva indígena na região. A reserva reagruparia os sobreviventes da etnia indígena xetá, nativa da região, que se encontram atualmente dispersos pelos estados brasileiros de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Criação do município

Pela Lei 4 245, de 26 de junho de 1960, criada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Moisés Wille Lupion de Tróia, o patrimônio de Umuarama foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste. A instalação oficial do município deu-se em 15 de novembro de 1960. O primeiro prefeito foi Hênio Romagnolli. Nos anos seguintes, a cidade viveu um crescimento populacional acelerado, chegando a ter uma população de 150 000 habitantes na época do café, nas decadas de 1970 e 1980. Com o fim do ciclo do café, a população da cidade diminuiu, chegando à marca dos 80 000 habitantes na decada de 1990. A partir de 2005, a cidade voltou a crescer, ostentando, atualmente, a marca de 100 000 habitantes.

Saúde

Umuarama é referência em saúde no estado. Embora a cidade não disponha de um hospital municipal ou regional, os três hospitais públicos credenciados pelo SUS - Sistema Único de Saúde - atendem com eficiência a demanda local e regional, inclusive nas áreas de média e alta complexidade. Umuarama ainda dispõe de unidades de saúde dispostas nos bairros.

Quando o assunto é especialidades médicas, Umuarama também é modelo e o nível de abrangência nessa área vai além da região, atendendo pacientes de outros municípios dentro e fora do Paraná.

Umuarama terá o privilégio de receber uma filial do Hospital do Câncer - UOPECCAN - União Oeste Paranaense de Estudos e de Combate ao Câncer. Em fase de construção, o empreendimento atenderá toda a região noroeste do estado.

Cultura

Umuarama possui uma cultura considerada uma das mais desenvolvidas da região, representando um índice satisfatório com relação a outras cidades do Paraná.

A Fundação Cultural de Umuarama (Centro Cultural Schubert) inaugurado em 3 de março de 1990 tem como objetivo despertar e descobrir talentos no município e atender a comunidade ao que se refere à cultura com salas de exposições, biblioteca e anfiteatro O Centro Cultural funciona como uma escola de artes como; música, dança, xadrez, pintura em tela e tecido, teatro e conto. O Anfiteatro comporta 636 pessoas sentadas e atende a comunidade na realização de eventos.

A Biblioteca Pública Municipal, com um acervo de aproximadamente 20.000 livros, atende em média 80 alunos por dia, a lei de sua criação é de 4 de setembro de 1971, no início funcionava na Prefeitura Municipal, depois foi para a Praça Santos Dumont, com a inauguração do Centro Cultural foi reservado um espaço próprio.

Em 2010, Umuarama teve sua primeira edição do FEMUCAM - Festival de Música da Capital da Amizade, o evento busca descobrir e valorizar novos talentos através da interpretação de músicas popularmente conhecidas. O festival é dividido em três categorias: interpretação popular, interpretação sertaneja e banda.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Paraná criou o Encontra Umuarama.

Blog do Guia da Cidade Umuarama

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Umuarama por email
 

 

Limites

Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Xambrê, Alto Paraíso, Cafezal do Sul, Ivaté, Douradina e Icaraíma.

Dados Principais sobre a Cidade de Umuarama

Aniversário: 10 de Junho
Fundação :
1955
Gentílico:
Umuaramense
Área:
1 232,799 Km²
População
101,442 hab. (2011)
IDH 0,800 - elevado
Prefeitura Umuarama

Brasão de Umuarama
Brasão de Umuarama

Bandeira de Umuarama
Bandeira de Umuarama

Vídeo sobre a cidade de Umuarama
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Umuarama

Mapa Umuarama

 

Moradores ilustres de Umuarama

 

   

  Sobre o EncontraUmuarama
Anuncie no EncontraUmuarama
Cadastre sua Empresa no EncontraUmuarama (grátis)
Fale com EncontraUmuarama


Termos do Serviço | Política de Privacidade